Criar um Site Grátis Fantástico
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese




ONLINE
1




Partilhe esta Página

Liturgia dominical

 
ano A 
ano B - Início a 3 de Dezembro de 2023
ano C 
Liturgia semanal
 
anos pares

anos impares

 

 

LITURGIA DAS HORAS

Reze por aqui

A Palavra de Deus rezada 



Total de visitas: 193371
Família e sociedade
Família e sociedade

Aproxima-se o mês de maio – um mês com vários acontecimentos que podem suscitar atividades com e sobre a família:

 

1. Dia da mãe: celebra-se no dia 4 de maio; porque não ter gestos especiais para com as mães nas Eucaristias deste dia?

2. Semana da Vida: celebra-se este ano de 11 a 18 de maio, subordinado ao tema: Gerar Vida, Construir Futuro. Diz a nota do Departamento Nacional da Pastoral Familiar:

«Queremos que a Semana da Vida seja uma realidade construída por todas as famílias e com ajuda de todas as dioceses e movimentos. Estamos a viver momentos muito importantes para a vida da Igreja e o futuro das nossas sociedades. Por respeito às gerações futuras não podemos continuar esta trajetória suicida e insustentável, de destruição do meio ambiente e da cultura de fecundidade e fraternidade. Pela primeira vez na história da humanidade podemos assistir a um flagelo global de recusa da vida. Temos de contrariar, lutar por um mundo melhor para nós, para os nossos filhos e netos.Procuraremos neste tema incorporar ideias como: a transmissão da vida, vocação familiar e conjugal, deveres da sociedade, problema da natalidade, problemas de cultura e de políticas, sociedade que tem que assumir a sua sobrevivência….».

 

Perante este apelo do DNPF, devemos assinalar a Semana com gestos simples mas significativos:

a) Bênção das grávidas: seria bom as comunidades fazerem esta cerimónia durante a Semana da Vida (além da outra bênção das grávidas, no início do Advento). Pelo menos vamos ter esta cerimónia na igreja da Sé Nova, no dia 17 de maio, durante a Missa das 18 horas.

b) XIX Festa das Famílias: este ano celebra-se no encerramento da Semana da Vida – 18 de maio – durante a tarde (a partir das 14:30, no Pavilhão do Ginásio Figueirense, com Eucaristia às 17 horas presidida pelo Senhor Bispo), organizada pelo arciprestado da Figueira da Foz.

c) Pelo meio, no dia 15, celebra-se o Dia Internacional da Família (por deliberação da ONU). Porque não assinalá-lo com um apontamento na imprensa ou na rádio locais? Ou uma sessão sobre a temática da vida…

Sínodo dos Bispos sobre a família

Vai decoorer em Roma em Outubro de 2014. Até lá a Santo Padre, o Papa Francisco, quer ouvir toda a Igreja sobre questões muito importantes sobre a família e que preocupam a Igreja na sua grande maioria. Esta auscultação não quer dizer que vá alterar a doutrina da Igreja sobre a família, mas pode dar uma ajuda muito importante.

O DOCUMENTO PREPARATÓRIO DO SÍNODO DOS BISPOS,  que pode ver aqui convida-vos a reunir a vossa família e a reflectir sobre estes assuntos.

Remédios para um casamento feliz

 

 

O DOM DA VIDA                      
 
Estás grávida e precisas de ajuda? Estamos contigo! Contacta-nos! Garantimos confidencialidade! Telf. 239 723 989

A escolha da vida           (por Michel Schooyans)

Eutanásia                         Clonagem

Aborto

Posição da Igreja Católica sobre o           aborto A Igreja ensina a amar a vida e o           aborto foi sempre considerado um crime contra a vida.

A vida humana intra-uterina Conheça o desenvolvimento fetal

Opiniões

A vida como bênção Matrimónio e Pastoral Familiar                    - Paróquia de S. Gonçalo                          Todas as vidas humanas são definitivamente abençoadas                   e                   acolhidas pelo olhar da misericórdia de Deus.
A vida humana nascente                   Dr. Alexandre Laureano Santos O       embrião humano, logo desde a fusão dos gâmetas,                   é um ser humano real que iniciou a sua própria existência.
Os direitos do embrião Carlo Casini O embrião é sempre titular dos seguintes direitos:                    o direito à vida, o direito à família, o direito à                   integridade física, o direito à identidade biológica e                   psicológica.
A vida humana não é                   referendável Dr. Carlos Pinto de Abreu O aborto                   permite a matança de vidas humanas inocentes e indefesas, pois                   que lhes é aplicada pena capital injusta e irreversível sem                   que nada possam fazer em sua defesa.                    O aborto é, por                   isso, o mais grave dos atentados aos mais fundamentais                   Direitos do Homem. É que o feto, mesmo nas primeiras dez                   semanas, é um ser humano em gestação, único e irrepetível.
A linha da vida Editorial do EXPRESSO Para nós, é necessário                   que haja uma linha clara, nítida, que separe a vida da morte -                    e que na transposição dessa linha não exista intervenção de                   ninguém.
O aborto                    não é                   solução Mary Anne Avillez Nos                   países onde o aborto foi liberalizado os problemas sociais que                   o aborto livre supostamente resolveria continuam a existir.
O aborto é uma escolha contra a                   mulher F. Pavone Na verdade, o aborto                   prejudica a mulher, ignora os seus direitos, violenta-a e                   magoa-a.
O dever de informar                                     O aborto é a área em que mais informação relevante é                   deliberadamente escondida às mulheres e em que mais se ignora o             seu verdadeiro interesse. Os médicos têm o dever de informar as                   mulheres dos riscos que o aborto envolve.
Despenalizar o aborto? Dr. Pedro Vaz Patto                                      Descriminalizar ou despenalizar o aborto, em nome da                   compreensão para com a pessoa que erra, significaria anular a                   censura                   do crime na sua objectividade.
Questões de vida ou de morte Eng. Jorge Cotovio        Apercebi-me de que toda a             gente é contra o aborto,                   mesmo aqueles que defendem o aborto!!...
E o direito a nascer? Dr. Jorge Bacelar Gouveia                    Impressiona o silêncio com que é visto o ser                   humano que, no ventre materno, se encontra em desenvolvimento                   e que tem a nossa mesma natureza. Não terá ele o direito a                   nascer e não teremos nós, a começar pelo Estado, a obrigação                   social de lhe proporcionar todas as condições para ser bem                   recebido?
Visão cultural pobre:                   horizontes de morte! D. António Marcelino No coração das pessoas                   vivas está enraizado o dever de apreciar, defender e promover                   o dom da vida e de dizer, aos quatro ventos, que ninguém tem                   direito a matar.

Testemunhos

Eutanásia

Declaração sobre a eutanásia.                      [27/2/1999]

Clonagem

Declaração sobre a identidade e estatuto                   do embrião humano.                      [16/2/1997]

 

Porque não devemos apoiar o casamento homosexual

veja este vídeo até ao fim