Criar um Site Grátis Fantástico
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese




ONLINE
1




Partilhe esta Página

Liturgia dominical

 
ano A 
ano B - Início a 3 de Dezembro de 2023
ano C 
Liturgia semanal
 
anos pares

anos impares

 

 

LITURGIA DAS HORAS

Reze por aqui

A Palavra de Deus rezada 



Total de visitas: 193238
LEGIÃO DE MARIA
LEGIÃO DE MARIA

 

O Movimento da Legião de Maria está a trabalhar em várias Paróquias da nossa Diocese de Coimbra.

O que é a Legião de Maria

Fundada a 7 de Setembro de 1921 por Frank Duff e um grupo de jovens, em Dublin, Irlanda, a Legião de Maria é uma organização de leigos, cujo objectivo é «a glória de Deus, por meio da santificação pessoal dos seus membros, pela oração e cooperação activa, sob a orientação da autoridade eclesiástica, na obra de Maria e da Igreja». Ambiciona ser o elo que liga os Pastores ao seu rebanho, facilita-lhes o trabalho e permite-lhes um contacto pessoal e contínuo com os fiéis. Trabalha a nível local sob a orientação dos Párocos. É um Movimento de Evangelização ao serviço da Igreja, cuja espiritualidade assenta na Doutrina do Corpo Místico e na Maternidade de Maria. Tal como Maria, sob a acção do Espírito Santo, deu Cristo ao mundo, também a Legião de Maria, com Maria e sob a acção do mesmo Espírito, procura dá-Lo ao mundo através do seu apostolado. Quer colaborar com o Espírito Santo e com Maria na renovação da face da Terra e na construção da Civilização do Amor no Terceiro Milénio. Para isso, os seus membros procuram ser dignos e corajosos anunciadores do Evangelho, obedecendo assim ao mandato de Jesus Cristo: “Ide pelo mundo inteiro...” (Mt 28,6).

 

Como se entra

Entra-se na Legião de Maria, oficialmente, por uma consagração especial ao Espírito Santo (Promessa Legionária).

Actividades: 

Privilegiam a Dimensão Pastoral ou a Dimensão Social, tocando assim, nas suas actividades todas as Pastorais. Eis, a título de exemplo, algumas dessas actividades: contactos com as famílias em visitas domiciliárias (trabalho prioritário da Legião numa linha de evangelização); recenseamento paroquial; contactos com doentes em hospitais (voluntariado hospitalar) e em casa (apoio domiciliário com prestação de cuidados de higiene e serviço doméstico); apoio à Terceira Idade (amparo moral, convívios, centros de dia); acompanhamento de pessoas solitárias; obras a favor dos mais abandonados elementos da sociedade; visitas a albergues, colaboração com os sem-abrigo, contactos com prostitutas, visitas a estabelecimentos prisionais, apoio a toxicodependentes, alooólicos e doentes de sida. Grupos de Patrícios, para formação religiosa de leigos. Exploratio Dominicalis (procura das almas ao Domingo) — jornada apostólica em zona especialmente difícil. Peregrinação por Cristo — trabalho de missão em país diferente durante uma semana ou mais. Incolae Mariae — legionários que se estabelecem temporariamente em zonas descristianizadas e aí consagram o seu tempo livre ao apostolado. Convívios para estrangeiros — promoção da cultura local e dos valores cristãos. Etc...

Onde está implantada

Em Portugal temos 35.000 Membros, entre Activos e Auxiliares. Dioceses: Algarve, Angra, Aveiro, Beja, Braga, Bragança-Miranda, Coimbra, Évora, Funchal, Guarda, Leiria-Fátima, Lisboa, Portalegre-Castelo Branco, Porto, Santarém, Setúbal, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu.

Que publicações tem

Revista «Legião de Maria», trimestral e «Boletim da Legião de Maria», mensal.

 O fundador é autor de dezenas de livros, traduzidos e publicados em várias línguas e grande parte deles já publicados em Portugal.

Direção Nacional

Director Espiritual: Pe. Abílio Pina Ribeiro;

 Presidente: Maria da Conceição Tavares de Almeida;

Vice-Presidente: Maria Helena Gonçalves Leuschner;

Secretários: Arminda Alves Cardoso, Maria Manuela Nunes, Carlos Manuel Pontes Santos Borralho;

Tesoureiros: Maria Isabel Vieira da Cruz Ferreira e Acácio Pereira da Mota

Morada

Rua Frei António Brandão, 2

1500-294 LISBOA

21 715 25 40

 

 

Fonte: Anuário Católico