Criar uma Loja Virtual Grátis
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese




ONLINE
1




Partilhe esta Página

Liturgia dominical

 
ano A 
ano B - Início a 3 de Dezembro de 2023
ano C 
Liturgia semanal
 
anos pares

anos impares

 

 

LITURGIA DAS HORAS

Reze por aqui

A Palavra de Deus rezada 



Total de visitas: 193254
TERÇO DO ROSÁRIO
TERÇO DO ROSÁRIO

OS MISTÉRIOS DO SANTO ROSÁRIO[1] 

Mistérios  Gozosos – Segundas e Sábados

            Primeiro Mistério Gozoso: Anunciação a Maria

« Ao sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem chamado José, da casa de David; e o nome da virgem era Maria» (Lc 1, 26-27). 

Meditação - Receber um enviado de Deus em sua casa é uma graça extraordinária concedida a Maria. E mais extraordinária ainda pela novidade que anuncia.

 - Peçamos ao Senhor que nos ensine a receber e a ouvir os enviados de Deus à nossa vida, porque quem recebe um enviado de Deus em nome de Jesus é a Deus que recebe.

            Segundo Mistério Gozoso: Visitação de Nossa Senhora a sua prima Isabel

« Por aqueles dias, Maria pôs-se a caminho e dirigiu-se à pressa para a montanha, a uma cidade da Judeia. Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, o menino saltou-lhe de alegria no seio e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. Então, erguendo a voz, exclamou: «Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. (Lc 1, 39-42).

Meditação – Toda a pessoa que está cheia de Deus quer também comunicar aos outros essa alegria e servi-los com alegria quando precisam de nós. Foi isso que fez Nossa Senhora.

 - Peçamos ao Senhor que nos dê a alegria de viver com Ele e de podermos comunicar essa alegria aos outros através do nosso serviço generoso.

Terceiro Mistério Gozoso: Nascimento de Jesus

« Por aqueles dias, saiu um édito da parte de César Augusto para ser recenseada toda a terra. Este recenseamento foi o primeiro que se fez, sendo Quirino governador da Síria. Todos iam recensear-se, cada qual à sua própria cidade. Também José, deixando a cidade de Nazaré, na Galileia, subiu até à Judeia, à cidade de David, chamada Belém, por ser da casa e linhagem de David, a fim de se recensear com Maria, sua esposa, que se encontrava grávida. E, quando eles ali se encontravam, completaram-se os dias de ela dar à luz e teve o seu filho primogénito, que envolveu em panos e recostou numa manjedoura, por não haver lugar para eles na hospedaria.» (Lc 2,1-7).

Meditação – Maria e José era escrupulosos cumpridores da Lei de Deus e das leis do Imperador. Fazem uma caminhada até Belém a fim de se recensearem e foi então que Nasceu Jesus. Tal como a Sagrada Família também nós podemos encontrar Jesus no cumprimentos dos nossos deveres do dia a dia.

 - Que estejamos atentos em cada dia para descobrir como e quando deus nos fala mantendo-nos sempre no cumprimento dos nossos deveres.
   

Quarto Mistério Gozoso: Apresentação do Menino Jesus no Templo

« Quando se completaram os oito dias, para a circuncisão do menino, deram-lhe o nome de Jesus indicado pelo anjo antes de ter sido concebido no seio materno. Quando se cumpriu o tempo da sua purificação, segundo a Lei de Moisés, levaram-no a Jerusalém para o apresentarem ao Senhor, conforme está escrito na Lei do Senhor: «Todo o primogénito varão será consagrado ao Senhor» e para oferecerem em sacrifício, como se diz na Lei do Senhor, duas rolas ou duas pombas» (Lc 2, 21-24).

Meditação – Maria e José vão mais uma vez a Jerusalém para cumprirem os seus deveres religiosos. Era preciso circuncidar o Menino e consagrá-Lo ao Senhor oferecendo em sacrifício duas rolas ou duas pombas. Todos os judeus piedosos cumpriam a Lei do Senhor que mandava oferecer os seus filhos ao Senhor.

 - Peçamos ao Senhor para que também os pais cristãos ofereçam os seus filhos ao serviço do Senhor educando-os na Lei do Senhor.

Quinto Mistério Gozoso: Perda e encontro do Menino Jesus no Templo

« Os pais de Jesus iam todos os anos a Jerusalém, pela festa da Páscoa. Quando Ele chegou aos doze anos, subiram até lá, segundo o costume da festa. Terminados esses dias, regressaram a casa e o menino ficou em Jerusalém, sem que os pais o soubessem. Pensando que Ele se encontrava na caravana, fizeram um dia de viagem e começaram a procurá-lo entre os parentes e conhecidos. Não o tendo encontrado, voltaram a Jerusalém, à sua procura. Três dias depois, encontraram-no no templo, sentado entre os doutores, a ouvi-los e a fazer-lhes perguntas. Todos quantos o ouviam, estavam estupefactos com a sua inteligência e as suas resposta» (Lc 2, 41-47)

Meditação – Quando Jesus tinha 12 anos Maria e José vão mais uma vez a Jerusalém para cumprirem as suas obrigações. No meio de tanta confusão acabaram por perder de vista o Menino até que O encontraram no Templo ao fim de três dias de ansiosa procura.

O Menino estava na casa do Pai e foi lá que O encontraram. Quem dera que todas as crianças e jovens “perdidos” fossem achados na Igreja junto do Sacrário. Era lá que o pequeno S. Francisco Marto de Fátima passava muitas horas junto de Jesus.

- Peçamos ao Senhor pelos pais angustiados que procuram desesperadamente seus filhos e que eles se voltem para o Senhor como único refúgio.

 

[1] As notas são do P. Luís Pinho