Criar uma Loja Virtual Grátis
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese




ONLINE
1




Partilhe esta Página

Liturgia dominical

 
ano A 
ano B -
ano C - Início a 1 de Dezembro de 2024
Liturgia semanal
 
anos pares

anos impares

 

 

LITURGIA DAS HORAS

Reze por aqui

A Palavra de Deus rezada 



Total de visitas: 217071
Kerigma e Didaqué
Kerigma e Didaqué

Kerigma e Didaquê

Kerigma é o termo grego que quer dizer a Proclamação - a pregação.

O Kerigma é a pregação das verdades que constituem a base da fé.

Jesus é a Verdade. A base do Kerigma é a proclamação de Cristo.

Exemplos de Kerigma:

Jesus é Deus;

Todas as coisas foram criadas por meio d'Ele;

Fomos justificados pela fé em Cristo;

Fomos ressuscitados com Cristo.

Jesus voltar com poder e muita glória.

O Kerigma é a base da fé do discí­pulo. O Kerigma é para ser acreditado.

E ele mesmo produz fé no coração do discípulo.

 

Didaquê é a palavra grega traduzida por Doutrina. A Didaquê dos Apóstolos, ou a Doutrina dos Apóstolos (At 2,42)  era o conjunto de mandamentos práticos para a vida dos discí­pulos.

Por exemplo:

Amai-vos uns aos outros;

Orai sem cessar;

o saia da vossa boca nenhuma palavra torpe;

Fugi da impureza;

Maridos, amai vossas mulheres.

A Didaquê deve ser simples e objetiva.

Ela é essencial para formar o carácter e a vida do discípulo.

A Didaquê é para ser obedecida. Ele orienta a obediência do discí­pulo.

 

Ao entender estes dois aspectos da Palavra de Deus, vemos que um disc­ípulo necessita receber abundantemente Kerigma e Didaquê. Não pode receber muito de um e pouco do outro. Mas em igual medida. Se um discípulo recebe muito Kerigma e pouco Didaquê, será alguém cheio de fé e ânimo, mas sem direção para a sua vida, muitas vezes com erros e dificuldades sérias em seu carácter. 

Também se alguém receber muita Didaquê e  pouco Kerigma, será alguém com muito conhecimento do padrão que deve ser vivido, mas sem fé, nem ânimo e nem forças para praticar o elevado padrão. 

Podemos entender melhor comparando estes dois aspectos com um comboio. A Didaquê são os vagões com as cargas que devem ser levadas. O Kerigma é a locomotiva. Se só damos mandamentos, sobrecarregamos o comboio  deixamo-lo com pesados vagões e sem a locomotiva. Se porém proclamamos abundante e rico  Kerigma, podemos depois acrescentar vagões ao comboio, pois ele tem potente locomotiva para os levar. 

Encontramos ainda outra ilustração sobre a estreita ligação entre as verdades e os mandamentos. É a relação entre a agulha e a linha no trabalho de costurar. Podemos dizer que o Kerigma é a agulha que vai abrindo o caminho ao costurar. E que a Didaquê é a linha que vai mantendo unido e consolidando tudo por onde a agulha passou. Não se pode abrir mão de nenhuma das duas. Não se pode costurar sem uma das duas.

Assim um discí­pulo necessita de ambos aspectos da Palavra de Deus. E todo catequista deve zelar por dá-los abundantemente.

*** 

Na nossa experiência tem sido mais frequente encontrar catequistas mais fortes na questão dos mandamentos do que nas verdades. Há uma tendência para pensar que, se um disc­ípulo está a  ter alguma área de dificuldade na sua vida pessoal, é porque está a precisar de mandamentos. Na verdade muitas vezes ele já conhece muito bem o padrão que deve viver, porém não tem forças para vivê-lo. Há uma tendência de se querer resolver todos os problemas por meio de mandamentos e admoestações. Quando, muitas vezes o discí­pulo está a precisar de receber uma palavra que lhe desperte a fé no coração.

 

Extraído e adaptado com a devida vénia de : https://www.fazendodiscipulos.com.br/single-post/2015/06/20/O-Kerigma-e-o-Didaquê