Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese




ONLINE
3




Partilhe esta Página

Liturgia dominical

 
ano A 
ano B -
ano C - Início a 1 de Dezembro de 2024
Liturgia semanal
 
anos pares

anos impares

 

 

LITURGIA DAS HORAS

Reze por aqui

A Palavra de Deus rezada 



Total de visitas: 217080
Solenidade de Todos os Santos
Solenidade de Todos os Santos

Solenidade de Todos os Santos

DO LIVRO DO APOCALIPSE – Ap 7,2-4.9-14
 
Eu, João, vi um Anjo que subia do Nascente,
trazendo o selo do Deus vivo.
Ele clamou em alta voz
aos quatro Anjos a quem foi dado o poder
de causar dano à terra e ao mar:
«Não causeis dano à terra, nem ao mar, nem às árvores,
até que tenhamos marcado na fronte
os servos do nosso Deus».
E ouvi o número dos que foram marcados:
cento e quarenta e quatro mil,
de todas as tribos dos filhos de Israel.
Depois disto, vi uma multidão imensa,
que ninguém podia contar,
de todas as nações, tribos, povos e línguas.
Estavam de pé, diante do trono e na presença do Cordeiro,
vestidos com túnicas brancas e de palmas na mão.
E clamavam em alta voz:
«A salvação ao nosso Deus, que está sentado no trono,
e ao Cordeiro».
Todos os Anjos formavam círculo
em volta do trono, dos Anciãos e dos quatro Seres Vivos.
Prostraram-se diante do trono, de rosto por terra,
e adoraram a Deus, dizendo:
«Amen! A bênção e a glória, a sabedoria e a acção de graças,
a honra, o poder e a força ao nosso Deus, pelos séculos dos séculos. Amen!».
Um dos Anciãos tomou a palavra e disse-me:
«Esses que estão vestidos de túnicas brancas,
quem são e de onde vieram?».
Eu respondi-lhe:
«Meu Senhor, vós é que o sabeis».
Ele disse-me:
«São os que vieram da grande tribulação,
os que lavaram as túnicas
e as branquearam no sangue do Cordeiro».

Solenidade de Todos os Santos

O Apóstolo S. João fala-nos de uma multidão imensa, que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas. Esta multidão estava de pé diante de Deus louvando-O pela santidade das Suas vidas. Afinal o que é ser santo? Quem deve ser santo e o que é preciso para alguém ser santo?

A palavra santo significa “consagrado a Deus, divino, sagrado, piedoso”.    Quando a Bíblia nos fala de santos refere-se a todas as pessoas que foram consagradas a Deus, pessoas piedosas, religiosas que amavam muito a Deus e Lhe dedicaram a vida. No livro dos Atos dos Apóstolos diz-se: “Senhor, de muito tenho ouvido a respeito desse homem, quantos males tem feito aos teus santos em Jerusalém” (Atos 9,3). Ao falar-se santos fala-se geralmente dos cristãos dos primeiros tempos. Diz a Bíblia: “Passando Pedro por toda parte, desceu também aos santos que habitavam em Lida” (Atos 9,32).

Os santos são, por isso, um grupo de pessoas escolhidas para o Senhor e o Seu Reino. Os santos devem ter uma vida exemplar segundo nos ensina a Sagrada Escritura: «que a recebais no Senhor como convém aos santos...” (Romanos 16, 2). A vida dos cristãos que querem ser santos deve ser perfeita. Segundo nos ensina S. Paulo tudo deve ser feito “...com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho no seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo” (Efésios 4,12). S. Paulo também diz que há certos comportamentos que um cristão não pode ter: a prostituição e qualquer espécie de impureza ou ganância nem sequer se fale entre vós, como é próprio de santos.” (Efésios 5, 3). 

Portanto, segundo a Bíblia, os “santos” são o corpo de Cristo, os cristãos, a Igreja. Todos os cristãos são considerados santos... e ao mesmo tempo são chamados para serem santos. S. Paulo diz claramente: “...à igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados para ser santos.(1 Cor 1,2) .

Os cristãos são santos pela sua incorporação em Jesus Cristo. Todos somos chamados a ser santos, para cada vez mais nos aproximarmos do verdadeiro santo que é Cristo.    

Segundo ensina a Igreja os santos estão no Céu. Todos os cristãos, que estamos ainda vivos, somos chamados a ser santos já na terra. Uma pessoa não se torna santa depois de “beatificada” ou “canonizada” pelo papa ou por um bispo importante. Não. A santidade tem de ser alcançada já aqui na terra pela união profunda com Cristo. Quem quiser ser santo deve seguir Jesus Cristo como modelo e ser santo como Deus é santo.

Na Bíblia, todo aquele que recebe a Jesus Cristo pela fé é santo. Por isso e para isso tem de viver ligado a Cristo em palavras e obras. Só vivendo ligado a Cristo e morrendo na paz de Cristo somos verdadeiramente santos.

Todos aqueles que viveram e morreram em santidade e em graça estão junto de Deus e a esses chamamos santos, porque foram fiéis até ao fim. São pessoas que devemos admirar, imitar e venerar, mas nunca adorar. Nós nunca adoramos os santos, nem mesmo Nossa Senhora.

Como cristãos devemos adorar e orar apenas a Deus, conforme nos ensina o primeiro mandamento; Adorar a Deus e amá-Lo sobre todas as coisas. Esse é o verdadeiro e único caminho para a santidade. P.e L.P.